segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM BARRA DO GARÇAS SE ERGUE LENTAMENTE



Mesmo grandes universidades federais no Brasil não escapam de problemas com licitações e atrasos na entrega de prédios e, no Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças o campus II da UFMT passa por esses problemas. O campus, atualmente, não tem uma data especifica para sua total conclusão.
 Barra do Garças ganhou, em 2006, uma unidade acadêmica, ligada ao campus do Médio Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O campus II está em processo de construção numa área que agora pertence ao governo, antes conhecida como Drury's, à oeste da cidade. A verba diponibilizada pelo governo para a construção do novo campus foi de R$ 2,2 milhões, para investir tanto na estrutura física quanto na contratação de docentes. Porém, mesmo com tanto dinheiro investido e a investir, há um problema inquietante: a conclusão das construções. quatro dos pavilhões já excederam às suas datas de término e alguns não mostram nem 50% de progresso.
De acordo com o prefeito dos campi do médio Araguaia, Éder Martins Lopes, o Campus II não tem previsão de término. As obras de alguns pavilhões atrasam porque o processo de licitação acontece, mas devido ao termo de contratar serviços mais baratos a rapidez da construção não acontece no tempo estimado correto e o campus fica sujeito a multas, esse processo de atraso é levado à administração da sede em Cuiabá onde grande parte do ofício é resolvido e onde, também, a verba é administrada.
O campus II possui uma extensão de 70 hectares e nesse espaço estão se investindo infraestrutura para dar suporte às salas de aula, laboratórios de ensino e coordenações acadêmicas e administrativas. Serão 40 salas de aula e 24 laboratórios, 10 deles para pesquisas científicas. A previsão era de três blocos para laboratórios e quatro blocos para salas de aulas que já deveriam estar concluídos, porém alguns projetos ainda só constam na planta baixa e poucas construções concluídas: um pavilhão com sete salas de aula, o bloco administrativo, dois pavilhões destinados as salas de professores, a biblioteca “semi-pronta”, dois salões destinados a realizações de eventos acadêmicos e dois pavilhões com laboratórios, banheiros e salas de coordenação. A futura biblioteca está quase concluída, porém sua conclusão deveria ter ocorrido em agosto de 2009.
As licitações, consideradas as vilãs da história, são parte de um processo que administra dinheiro público e têm como meta os princípios da legalidade, de igualdade política, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência com o intuito de proporcionar à administração, no caso a UFMT, de forma menos pesada e com melhor qualidade possível o processo que se chama "eficiência contratória". Primeiro, no instituto UFMT de Barra do Garças, que tem sede em Cuiabá, ocorre uma forma onde a verba é lançada e há a pesquisa de preços, a empresa que oferece o material a um menor preço e melhor qualidade é contratada para o serviço. No campus II, houve contratação de empresas e compra de vários produtos, pois se trata da obra completa de um campus, foram utilizados materiais para construção, contratação de construtores, mestres de obras e claro todos os equipamentos para salas de aula e laboratórios.

2 comentários:

Contagem de visitantes - ínicio em 09/09/2009

Seguidores