A exemplo da segunda etapa, no ato da matrícula o Sistema vai dar o alerta no caso de o candidato já estar matriculado em outro curso. A homologação da matrícula só será efetuada após o candidato assinar a desistência da primeira e o cancelamento ter sido feito no Sistema, em tempo real." Fonte
Os representantes do MEC ou do SISU deveriam visitar ao menos a nossa universidade -Universidade Fdederal de Mato Grosso (Pontal do Araguaia e Barra do Garças) - eles poderiam, então, concluir o sucesso do plano de "seleção nada unificada". De acordo com alguns dados não oficiais, datados pelos próprios alunos, os calouros de 2010 não passam de 20% do previsto. Para se ter uma noção o curso de jornalismo, que abriu 45 novas vagas nesse ano, tem apenas 8 matriculados.
O problema não é de todo do Governo, muitos estudantes, por exemplo, se inscreveram OnLine em Universidades que adotaram o ENEM sem ao menos conhecer a estrutura física e de ensino, ou sem ter condições econômicas de morar em outro local.
Com isto posto, podemos dizer que o governo nadou, nadou e morreu na praia. A idéia de oportunidade para todos sempre existiu, todos estados possuem boas universidades que, diga-se de passagem, os próprios estudantes constroem. Por fim essa nova forma acabou excluindo possibilidades dos estudantes regionais, que tiveram médias menores do que os estudantes de outros lugares do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário