Segue em sentido cronológico cada Oficina, Dia e Horário, e o Professor que ministrará:
Oficina 1: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta (17/11)
Horário: 17h30
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Sobre o Professor:
Marcelo Marques Araújo nasceu no dia 23 de outubro de 1976 na cidade Coromandel, Minas Gerais. Formou-se em Letras – Português e inglês – pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em Comunicação Social – Jornalismo, pela Unitri – Centro Universitário do Triângulo. Cursou mestrado de Estudos Linguísticos também pela UFU.
Em sua carreira atuou como editor, produtor, roteirista, apresentador de programa de TV, assessor de comunicação e assessor parlamentar. Atualmente ministra a disciplina de Semiótica na UFMT nos cursos de Letras e Jornalismo.
Sobre a oficina:
Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.
Oficina 2: Comunicação administrativa escrita
Dia: Quarta (17/11)
Horário: 17h30
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)
Sobre o Professor:
Nascido no dia 24 de fevereiro de 1957, no Rio de Janeiro, RJ. Alfredo José Lopes da Costa se formou em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói e Cursou mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Tem mais de vinte anos em atuação de comunicação organizacional. Atualmente ministra aulas de Teoria da Comunicação e Técnicas de Entrevista e Reportagem para os acadêmicos de Jornalismo da UFMT.
Sobre a oficina:
Propõe uma reflexão sobre a forma como se escrevem normas e memorandos nas organizações públicas e privadas.
Oficina 3: A transgressão gramatical na linguagem da propaganda
Dia: Quinta (18/11)
Horário: 17h30
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Sobre a Professora:
Nasceu em Alto Araguaia, Mato Grosso, no dia 6 de fevereiro de 1966. Eloísa de Oliveira Lima se formou em Letras pela UFMT de Pontal do Araguaia e cursou mestrado pela UFMT de Cuiabá. Atualmente Ministra aulas de Pratica de Leitura e Produção de Texto na UFMT campus II de Barra do Garças.
Sobre a oficina:
Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Oficina 4: O perfil do profissional do século XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Horário: 17h30
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Sobre o Professor:
Nascido no dia 21 de Junho de 1983, em Barra do Garças, Mato Grosso, Paulo de Sá Filho se formou em Administração de pequenas e médias empresas pela Unopar e em Teologia pela Faceten. Atualmente ministra aulas de gestão em marketing na faculdade Anhanguera em Barra do Garças e também atua como consultor empresarial.
Sobre a Oficina:
Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.
Oficina 5: A linguagem publicitária como ferramenta de persuasão
Dia: Quarta (19/11)
Horário: 17h30
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Sobre o Professor:
Nascido no dia 9 de Abril de 1970, em Barra do Garças, MT. Marcelo Nunes Oliveira, se formou em Comunicação Social – Publicidade e propaganda, pela UFMT de Cuiabá e se especializou em Marketing, turismo e docência pela Faculdade Cathedral de Barra do Garças. Atualmente ministra aulas de Marketing Político e Pesquisa para discentes do curso de Marketing e é Coordenador do mesmo, da Faculdade Cathedral de Barra do Garças.
Sobre a Oficina:
Até que ponto uma propaganda pode influenciar o consumidor na tomada de alguma decisão de compra? Uma discussão sobre o poder de persuasão da propaganda e da capacidade do consumidor indiferente a esse discurso além de técnicas e estratégias em redigir o texto publicitário persuasivo.
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